Cinco dicas para aprender a se pesar corretamente

Você sabia que horário, balanças diferentes e, no caso das mulheres, o período menstrual podem influenciar na oscilação do peso?

A importância de se pesar corretamente

Quem faz acompanhamento nutricional e/ou academia, precisa muito por uma boa balança, não é?

Porém, existem diversos fatores que podem interferir nos números que a mesma mostrará a você e, por isso, te daremos algumas dicas pra você saber o modo correto para pesar-se e não ficar frustrado em uma você pesar tanto e na outra balança pesar mais.

Você sabe o que é peso e como é composto o seu?

Como a maioria já sabe o peso é, nada mais, nada menos do que a nossa massa corporal; porém, o que nem todos sabem é que todo esse peso que carregamos é dividido em duas categorias, conhecidas popularmente como gordura e músculos.

Por isso nem sempre duas pessoas que tenham o mesmo peso vão ter o mesmo percentual de gordura e massa muscular. Sendo esse motivo, é indispensável que junto com a dieta ou exercícios físicos que você pretende fazer, haja consultas regulares com um nutricionista.

Dito isso, vamos aos cuidados que você precisa tomar antes de sair se pesando por aí.

Tenha uma balança digital em casa

Se você pretende fazer um controle ou manutenção do seu peso, é indispensável que tenha uma balança digital em casa. Pesar-se em balanças diferentes pode te dar uma boa dor de cabeça.

As balanças de academia, farmácia ou da casa de um amigo nem sempre estão calibradas da mesma forma e poderão te mostrar números com diferenças significativas entre uma e outra. Se não puder adquirir uma, tente manter uma rotina e pesar-se sempre na mesma balança.

A roupa que você usa pode influenciar nos números da balança

Outro cuidado que você precisa tomar é com as roupas. Sim, se for pesar-se em casa o ideal é que se pesar sem roupas e, de preferência pela manhã e em jejum. Se precisar pesar-se em um local público fique atento e tente usar roupas leves para que elas não interfiram muito nos valores que a balança mostrará.

E a regra vale também para os calçados...

Não se esqueça de, em qualquer lugar, tirar o seu sapato, tênis, sandália e, até mesmo, o chinelo quando for se pesar. Eles fazem uma enorme diferença no resultado.

Não se pesa após a realização de exercícios

Você se pesa após os exercícios ou sauna só pra ver se alguns número diminuíram? Evite fazer isso nas próximas vezes. A perda de líquido, como o suor, nos dois casos, são rapidamente recuperados após a ingestão de água, energéticos e outras bebidas.

Não se engane, se pesar nessas situações podem te dar um falso resultado.

Para as mulheres: não se pese durante o período menstrual

Essa última dica é dedicada especialmente às mulheres. Não é recomendado se pesar no período menstrual, pois durante o mesmo há muita retenção de líquido e, consequentemente, inchaço.

As diferenças no peso podem ir de 2kg a 4kg durante a menstruação, portanto, se puder, evite se pesar nesses dias.

Não tenha pressa, os resultados dos seus exercícios vem com o tempo

Lembre-se de que, se você acabou de começar uma reeducação alimentar ou exercícios físicos, os resultados não serão instantâneos. Diminuir o nível de gordura e aumentar a massa muscular do seu corpo não é algo rápido, mas, se você se dedicar a isso, todos os seus objetivos serão alcançados!

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